O presente Link possibilita que o internauta tenha acesso aos principais experimentos que compõem o museu itinerante de Física da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os experimentos apresentados vêm acompanhados de textos descritivos e explicativos e de fotos de pessoas interagindo com os equipamentos. Neste passeio virtual, permeado de cultura e lazer, o navegador poderá vivenciar a beleza e a riqueza dos fenômenos físicos presentes na mecânica, eletricidade, óptica, ondas e eletromagnetismo.

Os textos são dirigidos a professores e alunos e, também, à população em geral. Por isso foram produzidos em linguagem simples e acessível, quase sem formalismo matemático, prevalecendo uma Física conceitual voltada ao cotidiano e à vida das pessoas. Eles apresentam, de forma sucinta e objetiva, os conceitos da Física envolvidos nos experimentos e contém sugestões para que os equipamentos possam ser reproduzidos e usados para o ensino em escolas ou em ambientes não formais, como em feiras de ciências.

Por ser o projeto “Física para todos” um museu interativo itinerante, os equipamentos foram projetados e construídos para atender a essas características:

– Pequeno porte (pequenas dimensões), o que favorece a guarda e o transporte dos mesmos para os locais das exposições.

– Consistência e durabilidade, o que favorece a manutenção e dificulta que os mesmos sejam danificados ao serem transportados e manipulados pelos visitantes.

– Práticos e operacionais, proporcionando ao visitante boas condições de interatividade.

– Não oferecem perigo, podendo ser manipulados tanto por crianças quanto por jovens e adultos, inclusive aqueles equipamentos que funcionam com alta tensão.

– Simples e confeccionados com materiais de fácil acesso, possibilitando que os mesmos possam ser, em sua maioria, reproduzidos por professores, alunos e outras pessoas.

– Visual padronizado, predominando o azul e branco, as mesmas cores da UNIJUÍ.

Os experimentos, executados com esses equipamentos, são atrativos e desafiadores e, por vezes, paradoxais: capazes de despertar a curiosidade e o gosto pelas coisas da Física. Para auxiliar o visitante, cada equipamento vem acompanhado de um pequeno cartaz com as orientações básicas necessárias para a manipulação e a execução do experimento, sem a necessidade da presença constante de monitores.

Os textos que tratam do museu itinerante da UNIJUÍ, bem como as fotos ilustrativas dos equipamentos e da execução dos experimentos, também poderão ser encontrados no livro FÍSICA PARA TODOS – Exposição Interativa de Experimentos de Física, publicado pela Editora da Unijuí (2009, 128 p.), produzido pelos professores Helio Bonadiman e Rolando Axt.

Deixe uma resposta