CALEIDOSCÓPIO
  porCristiano
O caleidoscópio é um dispositivo óptico construído, basicamente, de três espelhos planos colocados de modo a formarem, entre si, ângulos de 60º, conforme ilustra a figura.

Open in new window


Pequenos objetos coloridos, colocados diante dos espelhos em uma das extremidades do caleidoscópio, produzem imagens, e estas originam novas imagens através de sucessivas reflexões nos espelhos. Girando o caleidoscópio, umas imagens desaparecem e, de acordo com a distribuição dos objetos coloridos, outras imagens aparecem. A próxima figura mostra uma imagem num caleidoscópio.


Open in new window


O funcionamento do caleidoscópio está baseado no efeito causado pelos espelhos angulares que formam suas paredes internas. Entre as faces refletoras desses espelhos, ocorrem múltiplas reflexões. Essas reflexões podem ser observadas por um visor e nos dão a impressão de existir uma infinidade de arranjos de objetos ou de figuras no interior do caleidoscópio.


Na verdade, graças à reflexão da luz, duas ou três dessas figuras são suficientes para causar toda essa diversidade de imagens que vemos pelo visor.
Índice :: Imprimir :: Enviar a um amigo