FOGUETE DE PRESSÃO
  porCristiano
O foguete de pressão é construído com uma garrafa pet e uma plataforma de lançamento em forma de H fixada numa base de madeira. A plataforma é confeccionada com tubos e conexões de PVC e está presa na madeira por meio de braçadeiras de metal. A garrafa pet é o próprio foguete.

Open in new window


A figura acima mostra como uma bomba de bicicleta, adaptada a um bico/válvula, é utilizada para pressurizar uma garrafa pet embocada num cano de PVC que serve de guia para o foguete no momento do lançamento. O foguete está preso à plataforma de lançamento por meio de um sistema de braçadeiras de plástico que contornam a abertura da garrafa pet e se encaixam perfeitamente nos ressaltos da mesma. O mecanismo de disparo, por controle remoto, baseia-se no sistema do freio manual de bicicleta. A figura abaixo registra o momento que o foguete de pressão é disparado.


Informações mais detalhadas sobre os materiais e sobre os procedimentos para a construção do foguete de pressão você encontra no site: http://www.geocities.com/brasilfoguetes.

Open in new window


O princípio de funcionamento do foguete se baseia na lei da ação e reação de Newton: “Quando um corpo exerce uma força (ação) sobre outro, o segundo reage sobre o primeiro com uma força (reação) de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”.


A lei da ação e reação fica facilmente evidenciada ao enchermos um balão de ar e, em seguida, o soltarmos: ar e balão se movimentam na mesma direção, porém em sentidos opostos, conforme ilustra a figura.

Open in new window


No caso particular do nosso foguete, o ar pressurizado na garrafa pet é violentamente empurrado para fora através da abertura da garrafa e o foguete sofre uma reação assumindo movimento em sentido contrário, na direção em que estiver apontado. Se a pressão do ar no interior da garrafa pet for da ordem de cinco atmosferas, o foguete pode atingir uma altura aproximada de 80 m. Melhorando-se sua forma aerodinâmica, alcançam-se alturas ainda maiores.
Índice :: Imprimir :: Enviar a um amigo